Callejeros

04|abr|12

| Curiosidades

 

Você já teve a sensação de que os melhores artistas de todos os tempos são aqueles que estão nas ruas, nos metrôs e nas estações e a gente não paga nada pra ver??? Eu sim!

Tenho uma forte teoria sobre isso, e os eruditos iriam querer me matar… Mas aquela rouca, forte e vibrante voz que embalou minha saída da estação de Westminster do metrô e me provocou lágrimas (Soy cafona???) enquanto surgia a pontinha do Big Ben bem ali na minha frente, aos poucos despontando no fim do “túnel”…. Ahhh, aquela voz nunca será esquecida!

São infinitos os meus, os seus e os nossos exemplos, tenho certeza! Mas se é geralmente na Europa que o povo tem essa “rootesa” toda de viver única e exclusivamente da sua arte, não podemos esquecer dos exemplos brasileiros e cotidianos como o Plá, o OilMan, os peruanos da Rua XV e um certo mendigo doido que também me emocionou um dia, em pleno Vermelhão (o ônibus biarticulado de Curitiba) recitando palavras lindas e dolorosas, enquanto os curitibanos fingiam estar muito ocupados olhando de canto dos olhos…

Estes e todos os outros que embalam nossas viagens, aqueles que sempre provocam dancinhas espontâneas e desajeitadas [E isso é tão real que vai em breve ganhar um quadro especial aqui no viajão... aguardem... a Karin entende bem do que eu to falando ;) ], aqueles que sempre estão lá nos nossos vídeos de viagem… (Exemplos básicos já foram dados aqui e aqui) enfim, para estes surgiu um projeto incrível que descobri numa revista peruana:

THE BUSKING PROJECT

O Busking Project reúne  vídeos e entrevistas dos “performers”, artistas, músicos e até manifestantes mais talentosos e mais bizarros de todo o mundo.

Vai dizer que você achou que, em plena era da internet, eles permaneceriam anônimos?? Os autores do projeto também são artistas, ora pois, andando pelo mundo e registrando com muita sensibilidade, “catalogando” esses artistas pra todo mundo ter a chance de conhecer.

Vale a pena olhar o site e o canal no vimeo e se emocionar e curtir mais do que no Arquivo Confidencial! RISOS

Você ainda tem a opção de fazer uma doação pro projeto ou ainda receber os cinegrafistas em casa, pra filmarem algum artista da sua cidade, num esquema meio couchsurfing. Serviço em benefício da humanidade, s ou n? Eles dizem que, se cada um que entrasse no site doasse US$1 cada projeto seria finalizado em uma semana! 
E aí? Alguém a fim de hospedar os caras e apresentar o Plá pra eles???

A-do-rei!

 

By Amanda
A menina veneno desse blog.

Comente na humildade:

  • http://viajao.com Coqs

    Amanda pegando na bunda do cowboy.. certê!

  • Amanda

    EUUUU NÃO… poderia perder a oportunidade!